O curso se destina a todos aqueles que querem conhecer melhor sua programação inconsciente, seus condicionamentos e identificar suas forças a partir do seu Projeto Sentido Gestacional. Excelente ferramenta para autoconhecimento, bem como para terapeutas, educadores e pais a fim de compreeender as programações inconscientes que condicionam comportamentos. Este conhecimento faz a diferença na atuação do profissional de saúde integral, enfermeiros, parteiros/doulas, pois oportuniza a compreensão de padrões inconscientes, possibilitando sua decodificação, bem como a não repetição dos registros traumáticos que possam envolver o parto e o período gestacional.
O curso é um dos 3 blocos de estudo da árvore genealógica, responsável por boa parte dos conflitos em duelo analisados no GENOSSOCIOGRAMA.
Neste curso o estudante vai aprender a compreender os mecanismos inconscientes a partir do transgeracional, as formas de comportamento a partir dos tipos de parto e os tipos de projeto sentido gestacional, que engloba o lapso temporal de até 09 meses antes da concepção, até os 7 anos de idade. Compreendendo estes padrões identificamos o sentido de nossa vida na família que aponta para nosso PROPÓSITO de ALMA.
Abaixo um extrato do livro PROJETO SENTIDO GESTACIONAL, escrito pela docente LETÍCIA KUCHOCKOWOLEC BACCIN.
Mas afinal, o que é um PROJETO?
“A palavra projeto sempre reporta um movimento, uma mudança, um elo entre o presente e o futuro. Para Fagundes (1999), o projeto é uma atividade natural e intencional que o ser humano utiliza para procurar solucionar problemas e construir conhecimentos. Alvaréz afirma que, no mundo contemporâneo, o projeto é a mola do dinamismo, se tomando em instrumento indispensável de ação e transformação.
Em relação à etimologia temos que a palavra projeto vem do latim projectum, do verbo em latim proicere, "antes de uma ação", que por sua vez vem de pró-, que denota precedência, algo que vem antes de qualquer outra coisa no tempo e iacere, "fazer". Portanto, a palavra "projeto", na verdade, significava originalmente "antes de uma ação".
Dentro e um sistema familiar, mais especificamente sob o olhar da Psicogenealogia, temos que o projeto nada mais é do que as expectativas CONSCIENTES e INCONSCIENTES de um clã que convergem na busca de uma homeostase familiar.
O SENTIDO da vida é algo que cada pessoa vai buscar na sua caminhada interior de evolução espiritual. De qualquer forma, duas perguntas, que perfazem dois mistérios, ficam latentes nas buscas individuais.
Qual o significado do SENTIDO na Psicogenealogia?
Uma das convicções fundamentais da fé Cristã é de que cada vida tem um valor, um SENTIDO que se conecta com um propósito maior que é a existência – todos somos indispensáveis. Cada um de nós vem ao mundo para cumprir uma função, a que muitos chamam missão. Dentro de um organismo vivo, a base de funcionamento é a existência, a vida.
Jesus, em João 10:10 diz: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”. Pela própria frase de Jesus já temos uma referência do que ele queria dizer ao introduzir “vida em abundância”, ao sentido de sua vinda. Esta energia vital é transbordante, ou seja, aquilo que supera o necessário, em quantidade excessiva e transcende ao próprio ser. E para quê precisamos ter uma vida em abundância? Para transbordar e SER para o próximo.
Nos 10 Mandamentos, que na verdade o correto é dizer 10 preceitos, que nada mais são do que conselhos para uma vida em harmonia, o primeiro conselho de Deus é:
Amar a Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e de todo o seu entendimento.
Por entendimento cabe uma jornada de cada alma para compreender para que veio e entender que todo o funcionamento do universo foi feito por amor, pelo amor e para o amor.
ENTENDIMENTO se remete ao caminho do meio, onde compreendemos nossa dimensão material e espiritual e nossa caminhada evolutiva que visa viver em abundância, uma vez que se transbordamos vida, amor, entendimento, podemos dar ao próximo o que lhe falta e assim “Amarmos o próximo como a nós mesmos”.
Este amor sugerido é o que guia nosso olhar para compreender nossa árvore genealógica e que requer um esforço para evitarmos o pensamento dual. O entendimento de que somos UM com nossa árvore, UM com outros sistemas, UM com os mundos que nos cercam e UM para com o Criador é necessário para compreender a dinâmica relacional dos membros de um sistema familiar. Somos uma só consciência, que flui através de infinitas partes.
O sentido de uma vida é ser funcional a quê veio, e este sentido a quê veio está relacionado ao todo onde está inserida.
Robert Leslie menciona que “A procura de um modo de vida tão pleno de sentido que mereça ser vivido para sempre não se restringe a nenhuma fase da vida em particular, mas é característica própria da maturidade. É então que o homem ou a mulher, depois e se estabelecer seguindo sua vocação, de alcançar certo grau de estabilidade nas relações familiares e de galgar alguma posição de prestígio na comunidade, começa a se perguntar o que, enfim, vem a ser vida, e se, afinal, todo esse esforço vale a pena. C.G.Jung diz que as pessoas que vivem este momento e que consultam em busca de ajuda geralmente expressam seus sentimentos com estas simples palavras: “Estou preso”.
Numa carta à princesa Maria Bonaparte, Freud escreveu: “No momento em que um homem questiona o sentido e o valor da vida, ele está doente”. Viktor Frankl retifica: “Pelo contrário, eu penso que esse homem apenas prova que é apenas um ser humano. É necessário distinguir pelo menos 3 dimensões da realidade: a somática ou orgânica, a psíquica ou psicológica e a noética ou espiritual”.
Dentro destes olhares aportados por Viltor Frankl podemos conceber que dentro de um sistema familiar, que deve ser visto como um todo, a exemplo de um órgão do corpo, cuja função deste órgão está diretamente conectado à vida, cada membro do sistema está para com os demais em relação de reciprocidade na busca de homeostase. Outra regra do universo é que estamos sempre no caminho evolutivo, ou seja, nenhuma vida vem apenas para ser vivida, mas sim, para que possamos evoluir como espécie, como família, como sistema, como grupo, como planeta, como cosmos, como forma uníssona com o Criador que somos.
A motivação para identificar o sentido da vida consiste em orientar a própria vida para além de si mesmo. A isto Frankl chamou de autotranscendência humana.
Mas antes de encontrarmos o sentido da autotranscendência vamos analisar o sentido da vida dentro do sistema familiar.
Nossa essência não é a matéria, mas a alma. Somos almas encarnadas e não pedaços de carne com alma.
Deus é nosso pai, nosso Criador. Tem um versículo no livro de Gênesis, que trata da Criação que diz:
Êxodo 20:5 “Sou um Deus zeloso que revisito o iniquidade dos pais nos filhos até a terceira ou quarta geração”.
Perceba que Deus diz que ele é zeloso, o que quer dizer cuidadoso, que nada lhe escapa, que não há erro, não há desequilíbrio na sua obra. E que ELE revisita a INIQUIDADE dos pais nos filhos. O que quer dizer isto? Que não somos nós, castigados por Deus que reparamos as injustiças, os desequilíbrios, os descompassos, os erros, as exclusões, os abortos, os crimes dos membros de um sistema através as gerações, mas Deus. E como? Através de uma vida no sistema! Através de nós! Sim queridos: NÓS! Deus não está acima de nós, mas em nós, em cada célula, em cada espaço, em cada vazio e no todo da alma familiar e ele CONOSCO revisita 3 ou 4 gerações para promover a homeostase.
Dentro deste olhar, cada vida sempre tem um SENTIDO! Dentro de um sistema familiar nossa vinda acontece para reparar o sistema. Diversos são os olhares e quanto mais multifacetados, mais encontramos sentido na vida. Estamos conectados com os membros do nosso sistema familiar para reparar:
* lutos mal elaborados;
Quando o homem identifica o SENTIDO de sua existência, que muitas vezes aponta para uma pessoa a ser reparada, um sentido a realizar, uma obra para a humanidade, ele encontra a felicidade.”0
(retirado do trecho do livro PROJETO SENTIDO GESTACIONAL de autoria da docente Letícia Kuchockowolec Baccin)
*O que é PROJETO SENTIDO GESTACIONAL
*LAPSO TEMPORAL
*Estrutura da Psiquê sob a influência das árvores genealógicas
*Tipos de PROJETO SENTIDO GESTACIONAL
*Tipos de PARTO e seus desdobramentos no comportamento humano
*O nome e o PROJETO SENTIDO GESTACIONAL
*A definição do sexo a partir do PROJETO SENTIDO GESTACIONAL
*EXEMPLOS DE CASOS
*Formas de Identificação e RESSIGNIFICAÇÃO
O curso é composto de 4 aulas que aprofundam o assunto PROJETO SENTIDO GESTACIONAL dentro do olhar da PSICOGENEALOGIA.
As aulas estão gravadas, porém abre-se a oportunidade de fazer perguntas e a professora escreverá respostas ou gravará um vídeo dirimindo as respostas, disponibilizando aos alunos.
Advogada, sócia fundadora do Instituto LIZ e Escola LIZ, cujo objetivo é conciliar a existência a partir da tomada de consciência.
Mestrado em Direito da Economia e da Empresa, Pós-Graduada em Direito e Relações do Trabalho, Pós-graduada em Parapsicologia Clínica Independente, pós-graduada em NEUROCIÊNCIAS, Formada em Neurociência pela Uniespírito, Bioneurogestora, Decodificadora Dental e docente da ESCOLA INTERNACIONAL DE PSICOGENEALOGIA EVOLUTIVA, responsável legal pelas formações no Brasil, Portugal e países de língua portuguesa.
Visão Holística: dedicada ao apoio espiritual mediante palestras em retiros e empresas, eterna buscadora do conhecimento e de ferramentas que auxiliem uma vida consciente e com liberdade. Voluntariado: assessoria na ACIC – ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE INCLUSÃO DOS CEGOS de SANTA CATARINA.
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