VINCENT VAN GOGH e a Síndrome do Gisant

VAN GOGH, e  SÍNDROME DO GISANT

A seguir, compartilho de forma resumida a análise psicogenealógica do pintor Vincent Van Gogh (1853-1890), cuja breve vida foi sempre marcada por profunda tristeza, incompreensão, solidão e frustração. Vincent nasceu em 30 de março de 1853, sendo o segundo filho de Theodorus Van Gogh e Anna Cornelia Carbentus. O primeiro filho do casal, Vincent Van Gogh, nasceu morto um ano antes, no mesmo dia, em 30 de março de 1852. Esta situação faz com que o filho de substituição, no caso Van Gogh, carregue o morto na sua alma, ocupando o lugar do morto, carregando seu nome, sua data de nascimento e o vazio que deixou. Além disso, ele também carregou o mandato de "ser um substituto" e de nunca ser "reconhecido". Isso se agravou devido ao fato de que seu tio paterno, avô paterno e irmão mais novo também se chamavam Vincent, ou seja, ele tinha o mandato psíquico de "ter que ser como eles", mesmo que inconscientemente.

Vamos agora explorar como esses mandatos familiares moldaram o "destino" de Van Gogh: Sua base existencial era estar morto em vida, explicando a profunda tristeza e solidão que o acompanhou até seu trágico fim, seja por suicídio ou homicídio involuntário, pois não se sabe ao certo o que aconteceu. O fato de carregar o nome de seus ancestrais teve um impacto direto no desenvolvimento de sua identidade, onde o mandato era "ter que ser" como seu tio Vincent Van Gogh, conhecido como Tio Cent, um renomado galerista de arte. Eles trabalharam juntos por um tempo, mas devido à personalidade difícil e temperamento forte de Van Gogh, romperam relações. Esse traço de personalidade se manifestou desde a infância e causou muitos problemas em seus relacionamentos interpessoais e profissionais. Como não sentir raiva e frustração quando, desde o nascimento, você não pode ser você mesmo? A única relação significativa que ele manteve foi com seu irmão, quatro anos mais novo, chamado Theodorus, como seu pai, que desempenhou o papel de protetor, cuidador e benfeitor de Van Gogh, assumindo completamente o papel de pai, mesmo sendo mais jovem.

Vincent Van Gogh era profundamente religioso e afirmava que "era obrigado a acreditar em Deus para suportar tantas desgraças". Para alguém "morto em vida", tudo parece sombrio, pesado e angustiante, e ele refletiu isso em suas primeiras obras. Aos 28 anos, ele se apaixonou obsessivamente por uma prima chamada Cornelia Adriana, que havia recentemente ficado viúva, e imediatamente a pediu em casamento. Vamos analisar cuidadosamente esse evento sob a perspectiva da Psicogenealogia: como mencionei antes, seu modelo psíquico de desenvolvimento era seu tio Vincent, cuja esposa se chamava Cornelia. Portanto, para o subconsciente de Van Gogh, sua prima que tinha o mesmo nome da esposa de seu tio era a parceira perfeita, seguindo o mandato de "ter que ser como seu tio". E como ela era viúva, isso poderia reforçar sua posição existencial de "falecido", pretendendo ocupar o lugar do morto. No entanto, a família se opôs veementemente, e ele nunca pôde se casar com ela.

Na primavera de 1885, aos 32 anos, e 33 anos após a morte de seu primeiro irmão, que ele substituiu, Van Gogh pintou sua primeira grande obra. É importante considerar que, para alguém com tanta angústia existencial como ele, e que buscava alívio na religião, a figura de Jesus se torna um arquétipo ou modelo de desenvolvimento na mente humana, explicando uma espécie de morte e renascimento interior que representaria uma transição da morte para a vida. Isso é evidente em sua obra, que se tornou colorida, brilhante e focada na natureza a partir desse momento, denotando uma libertação psíquica e criativa. Nessa fase de sua vida, ele estava em Paris, convivendo com os principais representantes do impressionismo, mas sua obra, que exerceu uma influência decisiva na arte do século XX, estabeleceu as bases para o expressionismo.

Suas perturbações psicológicas o levaram várias vezes a hospitais psiquiátricos, o que não é surpreendente dadas todas as circunstâncias mencionadas anteriormente, que geram uma tensão interior permanente e avassaladora em qualquer pessoa. Por fim, em cumprimento ao seu mandato familiar de ser um substituto e gerando em sua psique a ordem de "não ser reconhecido", ele não conseguia reconhecer a si mesmo. Isso o levou a pintar 43 autorretratos ao longo de sua vida, o que também contribuiu para que sua obra e seu gênio criativo não fossem reconhecidos. Um ano após sua morte, a obra de Vincent Van Gogh veio à luz pública e, desde então, ele foi unanimemente reconhecido ao longo da história como um dos grandes gênios da pintura moderna.

"Nosso destino não está escrito nas estrelas... está escrito em nossos genes".

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